English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Efeitos da pandemia de COVID-19 nos desfechos maternos e perinatais: uma revisão sistemática e meta-análise

D’AVILA, Joana

CHMIELEWSKA, B. et al.   Effects of the COVID-19 pandemic on maternal and perinatal outcomes: a systematic review and meta-analysis. The Lancet Global Health v. 9, n. 6, p. E759-E772       Jun. 2021    Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/langlo/article/PIIS2214-109X(21)00079-6/fulltext

A pandemia da COVID-19 teve um impacto profundo nos sistemas de saúde, nas estruturas sociais e na economia mundial, afetando negativamente a qualidade de vida da população como um todo em inúmeros países de todos os continentes. A interrupção de serviços e o medo de se dirigir a centros de saúde também podem ter afetado de modo importante a qualidade de vida das gestantes e de seus respectivos bebês.

O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos colaterais da pandemia da COVID-19 sobre a saúde materna, fetal e neonatal.

Para realizar essa investigação foi desenvolvida uma revisão sistemática da literatura acompanhada de uma meta-análise dos estudos selecionados sobre os efeitos da pandemia de COVID-19 na saúde das mães e dos seus bebês. Foram avaliados após a seleção um total de 40 estudos, incluindo pesquisas com desenho metodológico de caso-controle, de estudos de coorte e de relatórios breves, considerando os resultados de mortalidade materna e perinatal, de morbidade materna, de complicações na gravidez e também de desfechos intraparto e neonatais, no período de 1º de janeiro de 2020 a 8 de janeiro de 2021.

A revisão sistemática identificou aumentos significativos de morte materna (identificados em 2 estudos, ambos de países de baixa e média renda) e de natimortos (em 12 estudos) durante a pandemia. Houve piora da saúde mental materna durante a pandemia, indicada pelo aumento das pontuações médias da Escala de Depressão Pós-natal de Edimburgo com taxas mais altas. As gestações ectópicas que foram tratadas cirurgicamente também sofreram um aumento durante a pandemia (em 3 estudos). Entretanto, os nascimentos prematuros diminuíram em países de alta renda (em 12 estudos).

A saúde global, tanto materna quanto fetal, piorou durante a pandemia da COVID-19, com um aumento de mortes maternas e de natimortos, com a presença de rupturas de gravidez ectópica e também depressão materna, especialmente em populações de mais baixa renda. O presente estudo chama a atenção para a necessidade urgente de se priorizar os cuidados maternos, para aumentar a segurança, a acessibilidade e a equidade do acesso à saúde nessa população.

Esta resenha pertence ao grupo sobre: