English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Covid-19

Definição

A Covid-19 é uma doença contagiosa, transmitida por um vírus da família corona (CoV), denominado SARS-CoV-2. Acomete diferentes sistemas orgânicos, especialmente o sistema respiratório, podendo evoluir em cada pessoa em diferentes graus de intensidade e gravidade. Pode se manifestar desde uma apresentação clínica assintomática até um quadro clínico de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Breve Histórico

A doença Covid-19 teve seus primeiros casos identificados na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. A Organização Mundial de Saúde recebeu o primeiro alerta da doença em 31 de dezembro de 2019. A China confirmou a identificação do novo coronavírus em 7 de janeiro de 2020. Desde então, a doença se alastrou por diferentes países de forma epidêmica. Em 11 de fevereiro de 2020 o vírus responsável pela doença da Covid-19  recebeu o nome de SARS-CoV-2. Em 11 de março de 2020 a OMS declarou a doença como pandemia, ou seja, uma doença com disseminação em escala mundial.

Epidemiologia

O vírus é transmitido de pessoa a pessoa a partir das gotículas de saliva e secreção nasal que são lançados ao ar quando o indivíduo fala, tosse ou espirra.  O contágio também pode ocorrer quando há contato da pessoa com superfícies infectadas de objetos e locais. O tempo em que o SARS-CoV-2 permanece em cada superfície varia. Estudos apontam, por exemplo, que a sobrevida do vírus em superfície de papelão pode corresponder a aproximadamente 24 horas (1 dia), sendo no cobre 4 horas, enquanto que no aço inox e no plástico pode levar em torno de 72 horas (3 dias).

Sinais e Sintomas

Os sintomas mais frequentes são a tosse seca, a febre e o cansaço. Há relatos também de congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, dor de cabeça, dores no corpo, diarreia. Esses sintomas podem começar entre o 1º e o 12º dia da doença. Existem pessoas que desenvolvem o caso mais grave da doença, sendo necessária sua internação para acompanhamento e suporte respiratório.

O período de incubação, ou seja, o tempo entre a pessoa ter sido infectada e o início dos sintomas da doença, varia entre 1 a 14 dias, sendo mais frequente ao redor do quinto dia.

O período de recuperação depende da forma como a doença evolui no indivíduo. Em casos leves, de acordo com a OMS, pode levar cerca de duas semanas. Em casos graves esse período pode ser de  três a seis semanas.

Diagnóstico

O diagnóstico da Covid-19 é realizado por um médico. São utilizados exames laboratoriais conhecidos como PCR e Sorologia.

O exame de sorologia avalia a resposta imune e consegue indicar se houve contato com o vírus. O teste avalia os níveis de anticorpo IgM e IgG no sangue dos pacientes. Esse exame é aconselhado para pessoas que apresentam sintomas da doença a partir do sétimo dia.

O PCR é empregado para confirmar a presença do vírus a partir do código genético. É coletado material da garganta e do nariz e, a partir da técnica de biologia molecular, o material genético é detectado. Esse exame é recomendado para ser realizado a partir do 12º dia em que a pessoa começou a apresentar os sintomas da doença.

Em caso de sintomas respiratórios, será realizado também um exame de imagem, para verificar o grau de acometimento dos pulmões.

Tratamento

Ainda não existe um tratamento específico para a Covid-19. As pessoas infectadas têm sido tratadas com mais de um tipo de medicamento para aliviar os sintomas e buscar atenuar alterações no organismo e riscos de piorar a evolução.

As pessoas que apresentam o estado grave da doença devem ser hospitalizadas.

Existem estudos e pesquisas que estão investigando possíveis vacinas e a eficácia de medicamentos que possam ser usados no tratamento da Covid-19. Esses estudos envolvem testes através de ensaios clínicos e são complexos na execução e longos na duração. Exigem alto rigor metodológico para garantir sua eficácia, efetividade e segurança.

Prognóstico

A evolução clínica depende das condições de saúde do paciente antes de contrair a doença.

As pessoas que apresentam boas condições de saúde tendem a ter uma evolução mais favorável, correspondendo a aproximadamente 80% dos casos. 

Há grupos de pessoas que possuem um maior grau de risco e correspondem a um em cada seis casos.

As pessoas que pertencem aos grupos de risco podem desenvolver uma condição mais grave da doença. Essas pessoas são aquelas com:

  • Idade igual ou superior a  60 anos
  • Problemas cardíacos, como pressão alta, isquemia
  • Diabetes
  • Baixa imunidade, por fazer tratamento com imunossupressores
  • Doentes renais crônicas em estágio avançado
  • Gestantes de alto risco
  • Doenças pulmonares graves

Existem também as pessoas que são portadoras da doença, capazes de transmiti-las aos outros, mas não apresentam sintomas. São os chamados doentes assintomáticos.

Prevenção

Ainda não existe cura para a doença, nem vacina ou qualquer medicação que possa evitar que um indivíduo pegue a Covid-19.

Algumas recomendações para a proteção de todos são necessárias:

  1. Lavar as mãos com água e sabão, em caso de impossibilidade, use álcool em gel para higienizá-la.
  2. Manter distância das outras pessoas. Isso evita  o contato com as gotículas da saliva das outras pessoas que podem estar infectadas.
  3. Evitar ao máximo tocar olhos, nariz ou boca.
  4. Usar máscara quando sair de sua casa. Isso evita que você se contamine ou contamine alguém com as gotículas de saliva.
  5. Se tiver sintomas de febre, tosse e dificuldade de respirar a melhor forma de se cuidar é procurar um médico.
  6. Ficar em casa e evitar aglomeração.

Referência

Coronavírus: O que é COVID 19, sintomas e como se prevenir. Disponível em: https://dasa.com.br/coronavirus#lp-pom-block-1635 Acesso em: 7 maio. 2020. 

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico: COE/Doença pelo Coronavírus 2019,Boletim especial: doença pelo coronavírus 2019, n.7, 06 abr. 2020 Semana Epidemiológica 15.  Disponível em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/06/2020-04-06-BE7-Boletim-Especial-do-COE-Atualizacao-da-Avaliacao-de-Risco.pdfAcesso em: 8 maio. 2020

O que é Covid-19? Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid Acesso em 06 maio 2020.

OMS. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875 Acesso em 06 maio 2020

OMS. Q&A on coronaviruses (COVID-19). Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/question-and-answers-hub/q-a-detail/q-a-coronavirusesAcesso em 06 maio 2020.

Prognóstico. Disponível em: http://newbp.bmj.com/topics/pt-br/3000168/prognosis . Acesso em: 7 maio. 2020

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Núcleo de Telesaúde. Telecondutas: Coronovírus (Covid-19). Porto Alegre: UFRGS, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/telecondutas/tc_coronavirus_26.04.20.pdf Acesso em 08 maio. 2020

VAN DOREMALEN, N. et al. Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1. New England Journal of Medicine, v. 382, n. 16, p. 1564–1567, 16 abr. 2020. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMc2004973?query=featured_home Acesso em: 06 maio 2020